sexta-feira, 2 de março de 2012

Resposta do Pagseguro da Uol pelo Reclame Aqui

Prezado(a) XXXXX, um de nossos compromissos é estabelecer a privacidade de nossos clientes, portanto, não divulgamos os dados cadastrados, por exemplo: dados pessoais e número de cartão de crédito.


Espero que não divulgue mesmo!
Conforme acordado no contrato de prestação de serviço do Pagseguro é de responsabilidade do cliente tomar todas as precauções necessárias a fim de evitar que terceiros utilizem o Serviço em seu nome. O cliente se responsabiliza pelas transações de comércio eletronico, pagamentos e movimentações feitos em seu nome por terceiros, ainda que sem sua autorização, caso esses terceiros tenham, sem sua culpa exclusiva ou dolo comprovados do Pagseguro, tido acesso a senha ou a outros dados do cliente que lhes tenham permitido realizar transações de comércio eletrônico, pagamentos ou movimentaçãoes.

Foram tomadas TODAS as precauções necessárias. 
Se alguém sair roubando 100 contas do Pagseguro, essas 100 pessoas são responsáveis por serem roubadas?

É imprescindível estar sempre alerta para a segurança na internet. Assim, existem atitudes que podem minimizar o risco:

Com certeza!

• Proteja suas senhas: (a) Troque periodicamente sua senha PagSeguro (a cada 3 meses, pelo menos); (b) Senhas com 12 caracteres são mais seguras do que senhas com 8, assim como senhas com letras e números; (c) Não use palavras relacionadas com informações pessoais (ex: nome, data de nascimento, login, nome da mãe, etc.); (d) é desaconselhável escrever as senhas no papel; (e) Evite utilizar a opção de seu browser (internet Explorer, mozilla) para gerenciamento de senhas, pois quem usar o computador em seguida pode utilizar-se delas.

Sim, eu costumo mudar as senhas, sempre criando uma nova e alterando a dificuldade. Não coloco o nome do meu papagaio na senha. Nunca escrevi num papel, nem pro meu testamento. Nunca memorizei uma senha! Além disso, não uso uma mesma senha em vários lugares.

• Como receber e-mails com links e arquivos anexos: Ao receber e-mails com promoções, evite clicar nos links. Abra outra instância do browser, digite o endereço do vendedor e procure a oferta. O link pode apresentar um endereço, mas direcioná-lo para outro, que vai executar um programa malicioso (spyware, trojans, etc.). O mais seguro é não responder, não abrir arquivos e não clicar em links enviados por e-mail.

Com certeza , não fui vítima de phishing!

• Em computadores públicos (ex. lan-house): Cuidado extremo. Não há garantias sobre os programas instalados e pode haver programas destinados a armazenar senhas, instalados por usuários anteriores. Se não houver outra opção de acesso à internet, feche todos os programas após o seu uso, faça o log-off e apague o histórico no browser (Ferramentas/Opções/Apagar Histórico).

Não entro em Lan house!

• A proteção física do computador é uma prática essencial: Ausentar-se por alguns instantes da mesa pode ser o suficiente para que outra pessoa instale um programa que capture senhas e informações pessoais. Trave o acesso ao sistema, com senha, quando não utilizar o computador.

Só eu uso o computador.

• Ao “plugar” o computador em rede: Ao utilizar seu computador pessoal em rede (ex. wireless), alguns cuidados são básicos: (a) usar a opção de dados criptografados para tráfego de informações. Verifique se a rede possui a função WPA (Wi-Fi Protected Access) ou a WEP (Wired Equivalent Privacy), sendo a primeira mais segura; (b) desabilitar compartilhamento de pastas (Windows), ou proteger o acesso ao sistema operacional com uma senha. Outros usuários dentro da mesma rede (incluindo a rede wireless) podem ser capazes de buscar e gravar arquivos em seu computador;

A minha rede é o outro computador que só eu uso também!
E é super protegida!

• Cuidados ao compartilhar arquivos. Programas de compartilhamento de arquivos conectam seu computador a milhões de outros para troca de música, vídeo e outros tipos de informação. Isso é feito através de programas instalados que podem comprometer a segurança de seu computador. Se decidir usar esses programas, seja cuidadoso: ajuste a configuração para as pastas que devem ou não ser compartilhadas; e leia o contrato (“end user licensing agreement”) para estar ciente dos riscos potenciais.

Não uso. Mesmo!

• Antivírus, anti-spyware e firewall: Seu uso é recomendável, assim como atualização regular das listas (blacklists, definições de vírus). A barra UOL, que pode ser instalada gratuitamente, oferece a opção "Antifraude", cujas configurações podem evitar sites que enviam e-mails não solicitados (spam) e sites que disseminam vírus e programas espiões que roubam dados sigilosos de seu computador ou que estão envolvidos com ações fraudulentas (phishing).

Anti-virus com boa reputação no mercado, sendo um dos melhores, o qual eu pago a licença, serve? Ele é completo, passa até o pano molhado depois de varrer.

Todas essas atitudes devem ser tomadas em conjunto, pois qualquer item não realizado pode aumentar o risco de comprometimento das informações. Para sua segurança, o PagSeguro jamais solicita sua senha por e-mail ou telefone. Sua senha é pessoal e intransferível.

Que bom. E ninguém invadiu o meu e-mail solicitando senha. Provavelmente, foi direto no Pagseguro.

Esclarecemos que estamos tentando contato com o vendedor e a conta do mesmo está sob análise através de nosso setor de segurança.

Contato com o vendedor? E contato com o ladrão? O ladrão sai impune?

Pedimos que aguarde, pois o caso não depende apenas do Pagseguro mas sim da colaboração de todos os envolvidos.
Aguardo, vocês deram o prazo de 5 dias úteis.

Atenciosamente,
Leandro Oliveira

Equipe PagSeguro


O bom disso que você se protege, ninguém entra no seu e-mail, ninguém entra no seu Paypal, Moip, Pagamento Digital, MAS no Pagseguro é fácil!

Atenção ladrões de plantão. O Pagseguro se diz seguro, mas se por a caso vocês roubarem umas 10000 contas por lá, a responsabilidade é dos donos dessas 10000 contas! Será mesmo?
Conivência com o crime?
Segurança garantida na Propaganda deles!
Pois bem, eles não disseram para quem era a segurança né?
Segurança garantida pros ladrões!

Nenhum comentário:

Postar um comentário